Você está em:    Página Principal    O que é

  Autor   Seminário de panorama bíblico   O mapa


Como é feito?

O “Mapa Cronológico da História”! Está impresso em papel Couchê de alta qualidade e laminado dos dois lados, proporcionando brilho e durabilidade. (pode ser borrado com caneta p/quadro branco). Mede 90cm x 126cm, ideal para salas de aulas estudos pessoal e em grupos. É uma ferramenta essencial para o estudante e indispensável para o professor da palavra de Deus, pois alinha os fatos bíblicos com a história geral, ressaltando as principais civilizações, religiões dentre outros assuntos.

Como utilizar?

Começamos nossa visualização no anel externo do lado esquerdo do mapa. Seguindo-o você encontrará os nomes dos livros da bíblia. No segundo anel, o vermelho, você encontrará as datas conforme o nosso calendário, (a.C.) para antes de Cristo e (d.C) para depois de Cristo. No terceiro anel, o amarelo, você encontrará as datas em números crescentes partindo do zero até a atualidade, comumente conhecida como Ano Mundi. A partir daí, você verá longas lacunas que se afunilam até ao centro do mapa contendo as informações históricas de cada período. Cada lacuna representa um período de cem anos e está subdividida em quatro sessões (degradê) de vinte e cinco anos cada, permitindo uma melhor visualização, e cortadas ao meio sendo que, a parte exterior contém dados bíblicos e a parte interior, dados extra-bíblicos.

Todo o mapa foi dividido em três períodos de vinte lacunas cada, ou seja, 2.000 anos.

  • Primeiro período - 2000 anos - Cor Azul; Desde Adão até Abraão.
  • Segundo período - 2000 anos - Cor Vermelha; Desde Abraão até Jesus.
  • Terceiro período - 2000 anos - Cor Verde; Desde Jesus até hoje.

O primeiro período encontra-se nos 11 capítulos iniciais do livro de Gênesis. Nele notamos que Deus falava diretamente com o homem e queria que este crescesse e se multiplicasse. Mas, ao se multiplicar, multiplicou-se também a maldade no coração deste homem, então chegou o momento em que a misericórdia de Deus teve que dar lugar à justiça, vindo então o dilúvio. Curiosidades do primeiro período: Longa vida dos primeiros homens, com isso, notamos que Adão falou com Metuzalém, que falou com Sem, que falou com Abraão; a data e o período do dilúvio, a expectativa de vida do homem prejudicada após o dilúvio, a torre de babel.

O segundo período, encontrado a partir do capítulo 12 de Gênesis indo até o fim do Velho Testamento, inicia-se com o chamado de Deus a Abraão para fazer dele uma grande nação, que a chamaria de “Meu Povo” e ela O chamaria de “seu Deus”. A palavra de ordem nesta segunda etapa era: “Em ti serão benditas todas as famílias da terra, sê tu uma benção”. A família de Abraão cresceu e se multiplicou surgindo assim a nação de Israel. Foram do ápice ao fracasso por terem abandonado o Senhor. Então, vimos outra vez a misericórdia de Deus tendo que dar lugar à justiça. Primeiro Israel (reino do norte) caiu diante da Assíria em 722 a.C. depois, Judá (reino do sul) foi levada cativa para Babilônia em 586 a.C.

Curiosidades: A lista dos filhos de Jacó, cativeiro no Egito, o Êxodo, conquista, lista dos Juízes, Reino unido, divisão do Reino, todos os reis do norte e os profetas que falaram para o norte, todos os reis do sul e os profetas que falaram para o sul, o alinhamento de Reis e Crônicas com os Profetas, a queda do reino do norte 722 a.C., a queda do reino do sul 586 a.C., o período interbíblico (o silêncio profético de Deus) e na parte extra-bíblica é interessante notar quantas religiões surgiram no mesmo período do enfraquecimento de Israel, aconteceu isso outra vez na história da Igreja, quando em 590 surge o papado e em 622 o Islamismo. O enfraquecimento do povo de Deus sempre abre oportunidades para heresias.

O terceiro período é a história da igreja. Começa com a vida e ministério de Jesus, e o estabelecimento da igreja primitiva conforme vemos no Novo Testamento e se estende na história de toda a igreja nestes seus dois mil anos de existência. Neste período, vemos Deus doando o que tinha de melhor enviando seu filho Jesus Cristo, para chamar a igreja a realizar o Seu propósito. Sua palavra de ordem agora é:

“Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado.” Mt. 28:19

Curiosidades: lista de todos os imperadores romanos até a queda do império, lista de todos os bispos de Roma, depois se autodenominaram Papas, lista dos pais da igreja, dos concílios, cruzadas, renascença, reforma, principais reformadores e avivamentos da história da igreja, e na parte extra-bíblica temos uma pequena cronologia do Brasil, um dado da ONU sobre o crescimento populacional mundial, de 300 milhões na época de Cristo, levou 1.600 anos para dobrar, e depois sofre uma aceleração incrível, chegando um crescimento de 1 bilhão de pessoas em 12 anos (1987/1999), o que demonstra que estamos diante da maior população já existente, uma grande multidão para ser evangelizada. Outra curiosidade importante é o fato de Deus falar diretamente com o homem por 2.000 anos, daí elege um povo, fala 2.000 anos a esse povo, institui a igreja através de Jesus Cristo, o que já tem 2.000 anos.

Estas, dentre muitas outras curiosidades, faz do Mapa Cronológico da História, uma ferramenta valiosa para quem o adquire.

  Comprar agora

Mapa Cronológico da História

Pastor Sandro Bramusse

Sandro Bramusse - Nascido em 1969 em Governador Valadares - MG, converteu-se aos 19 anos na Igreja Batista Peniel de Nova Iorque - USA. Conheceu Zoraia Medeiros, com quem se casou em 1990 e é pai do Calebe Medeiros Bramusse. Voltaram dos Estados Unidos em 1995 e estabeleceram-se em Guarapari-ES onde cursou o Seminário Teológico Servos de Cristo 1999-2001. Foi consagrado ao ministério pastoral em 2003. É professor de Panorama Bíblico (Velho e Novo Testamento), História da Igreja e Profetas. É pastor titular da Igreja Evangélica Servos de Cristo no bairro de Muquiçaba em Guarapari - ES. Ministra o Seminário "Salvação Através dos Séculos".


Salvação Através dos Séculos

É um estudo Panorâmico das escrituras, ministrado em 6hrs/aula:
  • Período pré-dilúvio (Adão até Abraão) - 2.000 anos
  • História de Israel (Abraão até Jesus) - 2.000 anos
  • História da Igreja (Jesus até hoje) - 2.000 anos
Realize um seminário em sua igreja ou comunidade:
  1. A abordagem panorâmica da Bíblia ajuda seus obreiros e membros a ter um entendimento melhor das escrituras;
  2. Não abordamos fatos doutrinários ou teológicos. É apenas uma exposição Histórica dos fatos
  3. Contrastamos principais dados da história geral com a bíblia: Principais civilizações. principais religiões e principais fatos da nossa história;
  4. Enviamos gratuitamente o material de divulgação do Seminário;
  5. Não cobramos Taxas.
Para maiores informações

Contate-nos

  Rua Pref. Epaminondas de Almeida, 72, Parque Areia Preta, Guarapari - ES - Brasil.

CEP: 29.200-740

(27) 3114-1254 (fixo)
(27) 9-9686-1254 (Vivo)
(27) 9-8866-1254 (Oi)
(27) 9-8173-5256 (Tim)

  sdcbramusse

  mapacronologico@gmail.com

Testemunhos

"Tenho a grande alegria de recomendar à igreja evangélica brasileira o Mapa Cronológico da história elaborado pelo pastor Sandro Bramusse."

Rev. Hernandes Dias Lopes